Artigos

Publicado em setembro 16th, 2017 | by Adenilson Campos Guedes

7 Passos para desenvolver sua estratégia e alavancar a carreira profissional

Planejamento Estratégico Pessoal
7 Passos para desenvolver sua estratégia e alavancar a carreira profissional

Nas atividades esportivas e no ambiente empresarial o termo estratégia é algo comum, no entanto, na vida pessoal e profissional ainda não é algo tão evidente. Neste sentido, o Planejamento Estratégico Pessoal (PEP) é algo importante para se alcançar objetivos e metas, sejam no ambiente empresarial ou no âmbito pessoal. Neste sentido, vamos abordar alguns conceitos para facilitar o entendimento e, ao longo deste texto, ensinar como fazer um PEP para auxiliá-lo a desenvolver estratégias e alavancar sua carreira profissional.

Estratégia é a arte de preparar e aplicar o poder para conquistar e preservar objetivos, superando óbices de toda ordem.

Antes de iniciarmos o exercício para criação do seu PEP, vamos abordar alguns conceitos, para facilitar o entendimento e consequentemente à efetiva elaboração do plano. Sendo assim, lançamos a seguinte pergunta: Você sabe o que é estratégia? De maneira simples, podemos dizer que estratégia é o “Como fazer”, ou seja, como colocar em prática um plano. A ESG (Escola Superior de Guerra) em seu Manual Básico 2014, página 56, conceitua como “a arte de preparar e aplicar o poder para conquistar e preservar objetivos, superando óbices de toda ordem”. Lembrando que poder é Vontade, Meios e Objetivos. Neste sentido, sem o poder, não há como realizar estratégias. Já em relação ao campo da Administração, podemos dizer ainda que a estratégia existe há milhares de anos. Sun Tzu entre 400 e 320 a .C no livro A Arte da Guerra, cita que “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”. Note que os ensinamentos de Sun Tzu podem perfeitamente ser adaptados aos tempos atuais, seja no ambiente empresarial, profissional ou pessoal. Veja, é preciso conhecer a si mesmo, seus pontos fortes, pontos fracos, o ambiente interno e externo, as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, para realizar o seu plano com estratégias para alcançar os objetivos.

Poder é Vontade, Meios e Objetivos

Acreditamos que não é possível alcançar o sucesso profissional se o seu lado pessoal não está bem definido; planejado. Desta forma, o sucesso pessoal deve vir em primeiro lugar, ou seja, “quanto mais você se gostar e se respeitar, maior será a sua autoestima. Quanto maior sua autoestima, melhor você se sairá e melhor será cada parte da sua vida” (Giovane, 2016). Para Giovane (2016) é importante encontrar um trabalho significativo. “Você quer e precisa fazer um trabalho, ou qualquer outra coisa, que seja gratificante, desafiador, que mantenha seu interesse e incentive aquilo que há de melhor em você”. Neste sentido, buscar um esforço contínuo para fazer melhor aquilo que se propõe a fazer, como satisfação pessoal, é parte importante para o sucesso pessoal e profissional. Veja, “Quanto mais positivamente você pensar e trabalhar para realizar seus objetivos, mais rapidamente você os alcançará”. (Brian Tracy).

Em relação ao Planejamento Estratégico Pessoal (PEP) podemos dizer que se trata de um processo gerencial dedicado a você; algo pessoal; um plano para sua vida. Podemos dizer ainda que “é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos, seleção de ações e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada, são estabelecidas premissas básicas que a pessoa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentabilidade (Fábio Arruda 2012).

Visando nortear melhor você na realização do PEP, vamos ensinar como fazê-lo usando uma ferramenta simples, utilizando a metodologia do planejamento estratégico adicionando uma auto-avaliação nas 7 competências críticas para o sucesso com possibilidade de inclusão do PA (plano de ação). A ferramenta, desenvolvida pelo Fábio Arruda (2012), denominada de PEP.C&P (Planejamento Estratégico Pessoal: Carreira & Vida Pessoal) facilita a elaboração de objetivos e metas para a realização de planos de ação, levando em conta os fatores internos e externos relacionados ao pessoal. Além disso, a ferramenta – disponível em Excel – permite visualizar um termômetro das suas competências, indicando onde você precisa melhorar.

Veja como preencher a planilha do PEP:

  • 1ª Etapa: IDENTIFICAÇÃO INICIAL – nesta etapa você deve inserir os dados pessoais. Contém campos para descrever o nome, idade, formação, profissão, empresa e espaço para inclusão de foto.
  • 2ª Etapa: MINHA MISÃO – É a finalidade da existência, ou seja, aquilo que define o significado a essa existência. Liga-se diretamente aos seus objetivos principais, e aos motivos pelos quais você vive (sua razão de ser). A missão é algo perene e sustentável.
  • 2ª Etapa: MINHA VISÃO – É aquilo que se espera ser ou alcançar (realizar objetivamente) em um determinado tempo e espaço, normalmente é um prazo longo (pelo menos 5 anos). A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa.
  • 4ª Etapa: MEUS VALORES – Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que são a base para seus atos e motivações. Os valores podem ser natos ou adquiridos, porém inegociáveis.
  • 5ª Etapa: ANALISE DO SWOT EM MINHA VIDA – Trata-se de uma ferramenta para tomada de decisão e formulação de estratégia. A Matriz do SWOT, ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) usa uma planilha para coletar informações de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo à pessoa.
  • 6ª Etapa: AUTO-AVALIAÇÃO NAS 7 COMPETÊNCIAS CRITICAS PARA O SUCESSO – Ao mesmo tempo em que o profissional necessita possuir diversas capacidades e possuir uma visão holística é requerido também competências (Conhecimento, Habilidades e Atitudes). Para traçar um plano de ação consistente é necessário que seja realizada uma auto avaliação sincera nas 7 competências criticas para o sucesso. Lembre-se, a ideia é reconhecer os pontos com oportunidade de melhoria e traçar um plano de ação efetivo.
  • 7ª Etapa: MEUS OBJETIVOS E METAS – A meta é um posicionamento desejável no futuro, se esforçando para implementar as condições (ações). Meta não é a mesma coisa que objetivo e vice-versa, a meta é um objetivo traduzido em termos quantitativos (valor e prazo). Exemplo de objetivo: Comprar a casa própria. Exemplo de meta: Comprar uma casa de R$ 250.000,00 até Jan/2019.

Quesitos para elaboração de Metas

  • M – Mensurável: expressa em número ou em ações palpáveis.
  • E – Específica: traduzir o que se quer de fato.
  • T – Tempo: deve ser definido um horizonte de tempo para atingimento.
  • A – Alcançável: o atingimento deve estar dentro das possibilidades.
  • S – Significado Pessoal: dever está em linha com sua visão, missão e valores.

Agora, vamos exercitar a elaboração do seu planejamento estratégico pessoal? Baixe a planilha clicando aqui. Esta planilha já vem preenchida apenas como modelo. Com base nos conceitos e explicações acima, você deve inserir o seu plano.

Lembre-se: O seu Planejamento Estratégico pode abranger vários anos e deve ser permanentemente atualizado.

 

Referências:
ARRUDA, Fábio. Planejamento Estratégico Pessoal (PEP.C&P), 2012. Disponível em:<http://www.arrudaconsult.com.br/2012/07/planejamento-estrategico-pessoal.html/>. Acesso em: 10 de set. 2017.
GIAVONE, Sergio. Sucesso e realização pessoal, 2016. Disponível em:< https://www.eusemfronteiras.com.br/sucesso-e-realizacao-pessoal/>. Acesso em: 10 de set. 2017.
Manual Básico / Escola Superior de Guerra. – Rev., atual. – Rio de Janeiro, 2014.4v.

Tags:


Editorial

é graduado em Gestão de Segurança Empresarial, possui Especialização em Consultoria Empresarial com Ênfase em Segurança Corporativa. Pós graduando em Gestão Política e Planejamento Estratégico pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG-BA. É idealizador e responsável pelo site www.de-seguranca.com.br.




Voltar ao topo ↑
  • Enquetes

    O que você gostaria de encontrar neste site?

    Ver resultados

    Carregando ... Carregando ...
  • Parceiros