Notícias

Publicado em março 4th, 2016 | by Editorial De Seguranca.com.br

Governo Americano confirma ataque cibernético que causou interrupção de energia na Ucrânia

Um ataque cibernético em dezembro de 2015, teria provocado um apagão no abastecimento de energia na Ucrânia, afetando 225.000 pessoas. A informação foi confirmada pelo Departamento de Segurança dos Estado Unidos.Especialistas em segurança concluíram que a derrubada de utilitários no oeste da Ucrânia, em 23 de dezembro, foi devido a um ataque cibernético, que acredita ser, o primeiro ataque de sucesso na derrubada de uma rede elétrica offline.

O sistema de alerta da Cyber Emergency Response Team Industrial, da DHS, não confirmou a autoria do ataque, mas a U.S. Cyber Intelligence e a empresa de inteligência cibernética Isight Partners e outros pesquisadores de segurança, têm relacionado o incidente a um grupo de hacker russo conhecido como “Sandworm”.

A DHS disse que, sua avaliação baseou-se em entrevistas com seis organizações ucranianas afetadas pelo apagão e disse que seus pesquisadores não foram capazes de apresentar, de forma independente, provas técnicas.

Durante o ataque, os hackers conseguiram ligar remotamente disjuntores, fazendo o corte de energia após a instalação de malware, disse a DHS.

Alguns pesquisadores de segurança criticaram a análise fornecida pelo DHS, discordando de suas argumentações.

 

“Se eles tivessem dito há dois meses que isso seria útil”, disse Robert Lee, chefe-executivo da Dragos Segurança, a uma empresa de segurança cibernética. “Mas neste momento eles estão dizendo coisas que já sabemos”.

(Reportagem de Dustin Volz, Edição de Leslie Adler).

Tags: ,


Editorial

editorial@de-seguranca.com.br




Voltar ao topo ↑
  • Enquetes

    O que você gostaria de encontrar neste site?

    Ver resultados

    Carregando ... Carregando ...
  • Parceiros