Artigos

Publicado em agosto 29th, 2015 | by Editorial De Seguranca.com.br

O Gerenciamento de Risco eficaz

Em tempos de aumento no número de ocorrência de roubo de cargas, principalmente em regiões com muitas rotas de fuga, como a Região Metropolitana de Campinas (SP), que semanalmente registra ações de quadrilhas especializadas, e outras de mesmo porte, realizar um Gerenciamento de Risco ajuda a reduzir o impacto e proteger os bens transportados.

“apenas contratar uma empresa especializada no tema não é o bastante”

 

Entretanto, apenas contratar uma empresa especializada no tema não é o bastante. É necessário um comprometimento total de todas as partes envolvidas. Começando por um treinamento bem completo por parte da gerenciadora, para embarcadores, transportadores e motoristas.

Todos os envolvidos precisam ter a consciência de que se algum dos procedimentos não for cumprido à risca, a carga passa a correr risco no trajeto. Começando pelos embarcadores, eles precisam informar corretamente o conteúdo e valor da carga, para que a gerenciadora possa definir os procedimentos necessários para aquela operação.

Já o transportador precisa ter um trabalho minucioso de avaliação dos motoristas e prestadores de serviço contratados, para não colocar a carga nas mãos de alguém que possa estar envolvido com alguma quadrilha, ou com dívidas altas e desesperado para conseguir dinheiro rápido.

Com relação aos motoristas, o trabalho deve ser intenso e bem detalhado, pois muitas vezes eles não entendem porque não podem parar em um posto fora da rota especificada ou até mesmo abrir a porta do cavalo em local não programado. Estas atitudes podem causar o bloqueio do caminhão sem que o mesmo esteja em risco, o que irrita os motoristas e atrasa a operação.

Diante deste cenário, contratar uma gerenciadora experiente, que tenha um programa de treinamentos, seja homologada por diversas seguradoras e com bons resultados é de grande importância, mas também é vital que todos os envolvidos estejam comprometidos com a operação, para que o Gerenciamento de Risco seja uma ferramenta eficaz contra as quadrilhas de roubo de cargas.
Autor: Odivan Faccin, sócio-diretor comercial da Raster Gerenciamento de Risco e atua no mercado de transporte e segurança há 17 anos.

 

 

Sobre a Raster
Fundada no ano de 2003, a Raster é uma gerenciadora de riscos focada em segurança e inovação tecnológica na área de transportes e logística. Destaca-se como uma das principais gerenciadoras de risco do Brasil, possuindo mais de 500 clientes, dentre eles transportadores, embarcadores, corretores de seguros, cooperativas e operadores logísticos.

Localizada em Concórdia, a empresa possui infraestrutura própria e conta atualmente com mais de 200 funcionários. Possui unidades de negócios e postos avançados sediados no RS, SC, PR e SP, que servem de apoio comercial e operacional visando maior proximidade com os clientes e parceiros.

Tags:


Editorial

editorial@de-seguranca.com.br




Voltar ao topo ↑
  • Enquetes

    O que você gostaria de encontrar neste site?

    Ver resultados

    Carregando ... Carregando ...
  • Parceiros