Artigos

Publicado em março 30th, 2017 | by Adenilson Campos Guedes

2 Coisas que você precisa saber sobre o trabalho do Agente de Segurança Metroviário

A atividade do Agente de Segurança Metroviário tem como característica marcante o contato próximo e frequente com pessoas que circulam diariamente nas estações e trens do Metrô. Ajudar as pessoas a embarcar ou desembarcar nas plataformas de forma segura, fornecer informações inerentes ao atendimento, realizar atendimento de primeiros socorros, atendimento diferenciado para Pessoas com Deficiência (PCD) e idosos é um trabalho que exige dedicação e constitui grande parte das ações deste profissional. Contudo, além de todas estas características inerentes ao Agente, existe o fator segurança que representa o seu sentido de existência.

O trabalho deste profissional tem como resultado final, proporcionar às pessoas uma experiência agradável e convidativa para que tenham a percepção de que o custo da tarifa realmente vale a pena. Estender o tapete vermelho para que o usuário se sinta bem e valorizado é algo fundamental, pois afinal de contas, o metrô existe para atender aos usuários.

Servir, proteger as pessoas e salvaguardar o patrimônio da empresa completa o binômio do Agente no que se refere à sua função no metrô.

Servir, proteger as pessoas e salvaguardar o patrimônio da empresa completa o binômio do Agente no que se refere à sua função no metrô. O que ele faz é entregar um serviço para as pessoas. Contudo, para que o produto seja entregue com a qualidade necessária é preciso conhecer o negócio “Metrô”, dominar o assunto relacionado à sua função e principalmente, querer fazer sempre o melhor.

Portanto, o grande desafio do Agente de Segurança é fazer a correta convergência entre atender bem às pessoas e executar ações voltadas à defesa do usuário, colaboradores e a efetiva proteção do patrimônio da empresa. Agir de forma cordial e profissional durante suas ações cotidianas e até mesmo, quando tenha que ser firme frente a situações que justifique o emprego moderado da força para conter malfeitores ou quando for preciso conduzir suspeitos para a Delegacia de Polícia, certamente é a parte mais espinhosa de sua função. Neste sentido, para aqueles que pretendem cometer algum mal feito, o Agente é um obstáculo, um incômodo, contudo, a execução de suas funções visa à segurança e o conforto da coletividade; um trabalho importante e vital para continuidade do negócio da empresa.

E você? O que pensa a respeito deste profissional ou do contexto segurança em sistemas metroviários? Deixe seu comentário!

Tags: , , ,


Editorial

é graduado em Gestão de Segurança Empresarial, possui Especialização em Consultoria Empresarial com Ênfase em Segurança Corporativa. Pós graduando em Gestão Política e Planejamento Estratégico pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG-BA. É idealizador e responsável pelo site www.de-seguranca.com.br.




Voltar ao topo ↑
  • Enquetes

    O que você gostaria de encontrar neste site?

    Ver resultados

    Carregando ... Carregando ...
  • Parceiros